Estados Unidos

Considerada a maiorpotênciaolímpica do mundo, os EUA perderam a supremacia para a China, nasOlimpíadas de Pequim 2008. Recuperaram-se emLondres e agora, no Rio, esperam se manter no topo.

Atletismo

Origem
O atletismoestá entre osmaisantigos de todososesportes e suasraízestêmorigemnasantigasOlimpíadasgregas.
Regras e Ojectivos
Consiste, basicamente, emcorrer, saltar e lançar e é divididoemdiversasmodalidades.

Natação

Origem
Existe desde a Idade da Pedra, mas se tornou um esporte organizado apenas no começo do século XIX.
Regras e Ojectivos
Os nadadores largam de blocos após o tiro de partida. Costas: é o único estilo em que o nadador começa dentro d’água, ao invés de largar dos blocos.

Tiro Esportivo

Origem
O esporte é praticadohácentenas de anos e faz parte das Olimpíadasdesde a primeiraedição dos Jogosmodernos, em 1896.
Regras e Ojectivos
Soma-se apontuação da fase final à da fase de qualificação para determinar o vencedor.

Luta estilo livre

Origem
Possivelmente o esporte competitivo mais antigo do mundo, a luta olímpica tem suas origens no ano de 3.000 AC. A luta livre foi incluída pela primeira vez nos Jogos de St. Louis, em 1904.
Regras e Ojectivos
O lutador vence o combate quando consegue pressionar os dois ombros do adversário no chão ou quando obtem vantagem de 10 pontos no placar.

Saltos ornamentais

Origem
As competições de saltos ornamentais foram desenvolvidas a partir da ginástica na Suécia e na Alemanha, no século XVIII. Tornou-se esporte olímpico em 1904.
Regras e Ojectivos
Todas as notas são somadas, e as maiores e as menores são descartadas. O resultado final é multiplicado pelo grau de dificuldade do salto.

Boxe

Origem
Foi aceito pelos gregos antigos como esporte olímpico no ano de 688 AC. É disputado desde 1904 nos Jogos Olímpicos modernos.
Regras e Ojectivos
As pontuações são registradas de acordo com o sucesso dos golpes, e outros itens, como: dominação sobre o oponente, competitividade, técnica, tática e cumprimento às regras do esporte.

Ginástica artística

Origem
Está presente desde os primeiros Jogos Olímpicos, em 1896, em Atenas. Foi criada para distinguir o estilo livre da ginástica das técnicas utilizadas em treinamentos militares.
Regras e Ojectivos
Os juízes marcam a pontuação do atleta pela técnica e dificuldade dos movimentos realizados.

Remo

Origem
Foireconhecidocomoesporte entre o século XVII e início do século XVIII, incialmentepraticado com barcos da universidade de Oxford-Cambridge
Regras e Ojectivos
Hádoistiposprincipais de barcos de remo: o de palamentadupla, com osremadoresutilizandodoisremos, um emcadamão; e o de palamenta simples, com o atletasusando um remo com as duasmãos.

Basquete

Origem
Criado pelo professor de educação física canadense James Naismith, em 1891. Originalmente era jogado com uma bola de futebol.
Regras e Ojectivos
Cada equipe tem a posse de bola por um tempo máximo de 24 segundos antes de arremesar. Se não conseguir arremessar, o time perde a posse de bola.

Tênis

Origem
O jogo moderno como atualmente é conhecido nasceu na Inglaterra no final do século XIX. Voltou a ser esporte olímpico em 1988, após ter sido retirado das competições em 1924.
Regras e Ojectivos
Cada partida é disputada em melhor de três sets, exceto a final de simples masculina, que é jogada em melhor de cinco sets.